Pages

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONTAF 2011


Durante os dois dias e meio de evento, alem dos assuntos corriqueiros do nosso dia dia, pudemos conhecer os avanços da cerâmica artesanal na busca da sustentabilidade.
Junto das soluções já conhecidas, a utilização de novos materiais, buscados no "lixo" para a formatação de esmaltes foi uma grata surpresa que vem dando certo. Está sendo desenvolvido um projeto onde se trabalha com o lodo galvânico e os resultados tem sido lindos tons de azuis e verdes.
Dentre as diversas palestras, mandalas lindíssimas direto de Salvador, queima com sal que é desenvolvida por uma única ceramista do Brasil, mosaico, a história da cerâmica ao vivo e a cores através da palestra de uma ceramista japonesa que contou "segredos" dos esmaltes de cinzas e sua vida como ceramista artística por tantos anos; a cerâmica como solução social de comunidades e o aprendizado nas escolas: a "descoberta" do design na cerâmica.
Nas oficinas, ocarinas fantásticas, o ceramista toca o Hino Nacional Brasileiro numa ocarina de cerâmica feita por ele mesmo; craquelês em monoqueima, a modelagem de peças incríveis queimadas com fogo no chão de uma região do México, o ceramista japonês (foto) que torneia as peças em um torno de mão, modelagem de peças tridimensionais com placas, técnicas com vidro, outra arte do fogo e muitas outras, acontecendo uma ao lado da outra durante o tempo em que estivemos por lá..
Enfim, foi extremamente gratificante participar deste grande encontro e rever os amigos com as novidades de uma arte que coexiste com o homem há tantos milênios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário